atuadores para sistema de automação

Como fazer a seleção adequada de atuadores para sistemas de automação industrial

Venha aprender a como fazer a seleção adequada de atuadores para sistemas de automação industrial. Neste artigo que preparamos para você, iremos aprender através dos conceitos a selecionar o melhor para sua indústria. Acompanhe com atenção.

O que são os atuadores no sistema de automação industrial?

Antes de começarmos a falar sobre como selecionar de modo adequado os atuadores para os sistemas de automação industrial, é necessário defini-los, pois assim ficará mais fácil entender o assunto.

No ramo da automação industrial existem os atuadores e os pré-atuadores que nada mais são do que componentes essenciais. Sua função está ligada ao controle dos dispositivos elétricos, mecânicos e pneumáticos.

Em suma, eles são responsáveis por converter todos os sinais de entrada, transformando-os em movimentos de alta precisão e controle. Então, de um modo geral, os atuadores convertem toda energia em movimento.

A diferença entre os atuadores e pré-atuadores é que este último oferece o movimento inicial à máquina, enquanto o primeiro converte a energia em movimento.

Na categoria dos atuadores, existe as seguintes classificações:

  • hidráulicos;
  • pneumáticos;
  • mecânicos;
  • elétricos.

Já os pré-atuadores possuem as seguintes subdivisões:

  • motores elétricos;
  • motores hidráulicos;
  • motores pneumáticos.

smart industry robot arms for digital factory production technology

Como selecionar adequadamente os atuadores para sistemas de automação industrial?

É muito importante que você tenha em mente as necessidades da sua indústria e a partir do que cada atuador é capaz de entregar, seu modo de funcionamento e os riscos e vantagens é que você deve escolher o ideal e adequado para o seu negócio.

Para que você faça a escolha correta é necessário levar em consideração os seus tipos e as funções que cada um deles desempenha. Assim, você não cometerá erros. Veja como funciona.

Atuadores hidráulicos

Este, na mesma proporção dos pneumáticos necessitam de fluidos para que funcione. Este fluido, no caso, é o óleo que será pressurizado convertendo em movimento.

Esse tipo de atuador produz uma grande força e por isso é muito usado quando há necessidade de manusear objetos muito pesados. São perfeitos para desempenhar sua função em ambientes muito quentes, corrosivos e até explosivos.

Também podem ser utilizados em meio a vários tipos de líquidos. Este atuador hidráulico é direcionado à indústria automotiva em carros, tratores, máquinas de usinagem muito pesadas, guindaste e muitos outros.

Atuadores pneumáticos

Estes por sua vez, também utilizam fluidos para sua atuação, mas neste caso não é o óleo pressurizado e sim, o ar pressurizado que gera energia mecânica. Ele se assemelha ao atuador hidráulico em muitos aspectos.

Para que ele funcione corretamente ele necessita de um pistão dentro de um cilindro, o pistão será movimentado por uma bomba de pressão externa. Quando a pressão aumenta o cilindro se movimenta, gerando a energia mecânica.

A diferença dele para o atuador hidráulico está na sua capacidade de retenção desta pressão, sendo menor que do outro. Ele também leva o nome de cilindro pneumático, justamente por conta do modo de funcionamento.

Ele é amplamente utilizado na hora de montar carros, robôs e braços robóticos em geral, mas também se aplica a uma infinidade de coisas na automação industrial.

Atuador Elétrico

Os atuadores elétricos assim como o nome sugere, necessitam da energia elétrica para gerar o movimento. Essa energia é convertida em mecânica, além de ser amplamente utilizada para a operação de válvulas e maquinários.

Esse é talvez o atuador mais simples que tem de ser entendido, pois ele, literalmente, desempenha a função de um motor ou de um interruptor, sendo possível manipular as ações à distância.

Essa vantagem dá ao atuador a possibilidade de passar por vários tipos distintos de aplicações, que vão desde válvulas e grandes máquinas, até controladores simples de portas automatizadas.

São os mais funcionais, silenciosos e seguros do mercado, pois não sofrem com vazamento de fluido, já que utilizam energia elétrica. Sem contar que utilizam uma energia mais eficiente e limpa em comparação com os outros atuadores.

Vantagens e desvantagens dos atuadores

Agora que você já viu o que são e como cada um deles funciona, é necessário mostrar as vantagens e desvantagens para que você não erre na hora de fazer a seleção adequada dos atuadores no sistema de automação industrial.

As vantagens do atuador hidráulico são: 

  • quanto ao deslocamento, possui boa resistência;
  • o controle tem muita precisão;
  • resposta rápida;
  • boa estabilidade durante as operações.

Já as desvantagens dele são o custo muito elevado e o volume, pois para que consiga operar é necessário todo um sistema de oleoduto e estação hidráulica.

As vantagens do atuador pneumático são:

  • perfeitos para o processamento de petróleo;
  • à prova de explosões, fogo;
  • simples de operar;
  • é seguro de falhas;
  • econômico, fácil de instalar e utilizar.

Por outro lado, suas desvantagens passam pela pouca estabilidade por causa do gás comprimido fazendo com que seu anti-deslocamento não seja suficiente.

Por último, as vantagens do atuador elétrico são:

  • tem alta estabilidade;
  • baixo custo em relação ao hidráulico;
  • alta precisão dos controles;
  • utiliza energia limpa.

Mas, por outro lado as desvantagens passam pela taxa de falhas que pode ser maior devido ao uso de eletricidade, sendo necessário equipes técnicas para diagnosticar o problema. Sua segurança é mais baixa que a dos demais atuadores.

Conclusão

Os atuadores no sistema de automação industrial são a essência da energia mecânica. Por esta razão é necessário ter cautela na hora de escolher o que melhor se adapta à sua indústria.

Eles utilizam diferentes fontes para gerar movimento que podem ser o ar, o óleo ou a energia elétrica, mas cada um destes possui vantagens e desvantagens que devem ser consideradas.

Então, esperamos que este conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Não se esqueça de compartilhá-lo. 

Engineering technology and smart factory concept with AI automation system by using robots automated

Precisa de ajuda?

Para otimizar o seu processo produtivo e aumentar a sua produção, ligue:

(31) 4042-2120

Data center operations professional talking on the phone while monitoring network stability through computer

Técnicas de Otimização e Controle Avançado

O objetivo do curso é apresentar de modo prático e objetivo, noções de otimização e controle avançado de processos produtivos industriais. O curso mostra as principais técnicas usadas atualmente em aplicações práticas nas plantas industriais.

Precisa reduzir os custos e aumentar a produção da sua indústria?

Se a sua indústria precisa otimizar seus processos produtivos, a Optimus tem a solução.