As vantagens da simulação dinâmica no beneficiamento de minério.

By 25 de setembro de 2020Blog

O uso da tecnologia para a melhoria de processos é uma das bases da chamada Quarta Revolução Industrial.  Embora considerada por parte da indústria como “o futuro”, já está modificando as formas de produção por todo o mundo. Inclusive na mineração, que tem investido fortemente em simulações dinâmicas para tornar o beneficiamento de minério de ferro cada vez mais eficiente e consequentemente, mais competitivo.

Como a tecnologia pode influenciar na produtividade de uma mineração? 

O uso de simulações dinâmicas, ou seja, de programas de computador para modelar a variação de tempo ou comportamento de um sistema a partir da matemática, já tem sido apontado por vários pesquisadores como essencial para otimizar os processos dentro do mundo industrial. Isso porque o método:

  • Possibilita melhores definições nas etapas dos projetos de engenharia, a partir da avaliação dos custos de operação, da lucratividade da planta e da interação entre os equipamentos;
  • Contorna problemas como a imprecisão do escalonamento e diminui a quantidade de testes de laboratório;
  • Oferece análises de confiabilidade mais realistas, o que significa previsões e manutenções mais assertivas, possibilitando a redução de custos operacionais, do tempo ocioso de produção, além da maximização do aproveitamento dos equipamentos e materiais. 

Na mineração, essa otimização se mostra extremamente importante, uma vez que, durante o processo de beneficiamento do material bruto, falhas podem gerar grandes perdas de material e prejuízos econômicos. A urgência aumenta se considerarmos as exigências cada vez maiores do mercado externo por produto de mais qualidade e produzido de forma menos poluente. Um exemplo dessa demanda crescente é a China que, somente nos primeiros quatro meses de 2020, importou mais de 358 milhões de toneladas de minério.

Isso sem mencionar a perda de produtividade que problemas como a indisponibilidade de máquinas, por falta de um planejamento assertivo das manutenções, podem causar. Neste contexto, o uso de softwares e métodos matemáticos aparecem como um grande artifício. 

O impacto do uso de programas na análise de confiabilidade

Para demonstrar como as simulações dinâmicas possibilitam análises de confiabilidade mais assertivas, pesquisadores da Optimus agiram em parceria com profissionais da Vale e da AHConsult. Foi utilizado o software METSIM para representar o comportamento de uma planta industrial de beneficiamento de minério de ferro em diferentes condições climáticas e também em anomalias, ou eventos discretos. 

O METSIM é o software utilizado pela Optimus para trabalhar a otimização de processos. É um dos pouquíssimos que conseguem trabalhar tanto com a simulação como com eventos discretos, o que faz toda diferença especialmente se se levarmos em conta que um fator pode influenciar o outro.

O estudo foi capaz de detectar com precisão em quais pontos e em que porcentagem a eficiência dos equipamentos foi reduzida, além de detectar como o clima afeta o maquinário. A pesquisa e os resultados estão descritos no artigo Simulação Dinâmica para Análise de Confiabilidade de um Processo de Beneficiamento de Minério de Ferro, produzido para o 46º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 17º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 4º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro, parte integrante da ABM Week, realizada de 26 a 30 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro. 

Para acessar o artigo completo, clique no botão abaixo:

Vamos Conversar?

Fale conosco