Veja as razões pelas quais a automação industrial pode melhorar sua eficiência produtiva!
A automação industrial consiste em todo o processo realizado de forma autônoma, que otimiza o processo produtivo de forma a torná-lo mais seguro e eficiente.
Essa tecnologia proporciona maior qualidade na produção, otimizando os processos e diminuindo os custos. As empresas que não aderiram ainda à automação industrial, podem perder uma ferramenta para aumentar a produtividade e competitividade no mercado. Uma das grandes vantagens da automação é garantir maior flexibilidade, dinâmica, redução de custos operacionais e ainda ampliar o mercado.
Essas vantagens foram comprovadas por uma pesquisa realizada pela CNI, onde mostrou que indústrias que adotaram tecnologias no seu processo de produção tiveram um aumento na produtividade e lucratividade. Além disso, 3 em cada 10 indústrias que adotaram pelo menos 3 tecnologias, aumentaram o seu quadro de funcionários, tendo uma queda de 22% em empresas que não adotaram a automação industrial.
Sendo assim, veja 5 razões pelas quais a automação industrial pode melhorar a eficiência produtiva de uma empresa. Acompanhe!
O que é automação industrial?
A automação é todo o processo que realiza tarefas e atividades de forma autônoma, oscilando os operários no dia-a-dia, e tem como objetivo otimizar os processos produtivos, tornando-os mais seguros e eficientes, com um produto final de melhor qualidade. Além disso, utiliza três tipos de sistemas: eletrônicos, mecânicos e computadorizados no controle da produção.
Quando utilizada nas indústrias, atua na realização de sequência lógica de etapas na cadeia produtiva, gerando mais valor para a mercadoria.
A automação industrial tem como objetivo:
- Melhorar as condições de trabalho, eliminando trabalhos perigosos ;
- Conciliar o fornecimento de produtos com a demanda;
- Maior segurança dos funcionários, que permite que as atividades de alto risco sejam de responsabilidade das máquinas;
- Reduzir os erros, pois a automação industrial permite maior padronização do produto final, diminuindo erros e falhas na operação;
- Simplificação de processos, pois utiliza equipamentos e maquinários em processos em que antes eram feitos em várias etapas, com alto custo e tempo;
- Mais sustentabilidade, pois a automação industrial diminui o consumo de energia das operações e reduz a emissão de resíduos;
- Melhorar a produtividade de uma empresa, aumentando o número de itens produzidos por hora;
- Aumentar a capacidade produtiva, com o uso de soluções tecnológicas.
05 razões pelas quais a automação industrial melhora a eficiência produtiva
Veja as 5 razões da automação melhorar a eficiência produtiva:
Menor tempo de produção
Devido a máxima eficiência da automação industrial ela ajuda a maximizar a produção, com menor consumo de energia e matéria prima, diminuindo os riscos de erros causados pelo alto grau de repetibilidade. Ou seja, maior produção por hora de trabalho.
Além disso, a produção é mais flexível e escalável, e assim as empresas respondem mais rápido as demandas do mercado.
Menor custo industrial
A redução de custos está relacionada pelo aumento da produção e menor erros, isso porque as tarefas realizadas pelas máquinas têm maior precisão e estão menos sujeitas a desvios do padrão.
A adoção de máquinas acelera o sistema de produção, gerando mais retorno para o negócio, pois ajuda reduzir o tempo de espera entre a encomenda e a entrega do produto, oferecendo maior competitividade e reduzindo o tempo de produção.
Dessa forma os colaboradores ficam responsáveis por controlar a produção, o que necessita de menor quantidade de pessoas e maior facilidade da atividade.
Além disso, problemas de qualidade são reduzidos porque as máquinas atuam com maior precisão, quando comparado com o trabalho manual. Assim com o maior controle, a indústria reduz os erros e as variáveis, aumentando não só a quantidade, como também a qualidade.
Melhor qualidade na produção
A automação também pode ser sentida na qualidade dos produtos. A qualidade é uma das principais preocupações do setor, com a redução da variabilidade gerando produtos mais homogêneos e com maior precisão, há menor chance de problemas com devolução e melhoria no produto final.
Enfim, a automação não só resulta em produção mais altas que a operação manual, como também realiza processos mais uniformes e em conformidade com as especificações de qualidade.
Maior segurança para os funcionários
Com a automação, há menos chances de intervenção humana e assim menor risco de acidentes, além da redução com custos com indenizações. No entanto, é importante que a empresa siga as normas regulamentadoras (NRs) para uma operação segura.
Mais oportunidades de empregos qualificados
A automação industrial estimula uma melhor profissionalização da mão de obra, com mais demandas por profissionais da área de robótica, técnicos em eletrônica e mecânica, e muito mais.
Outro ponto importante é a competitividade, pois a economia no processo de produção não só diminui os custos com a mão de obra e no desperdício dos materiais e produtos, como também maior precisão da quantidade e uso inteligente da energia.
Enfim, o trabalho automatizado é muito mais ágil do que o manual, acelerando o processo produtivo, gerando mais retorno para o seu negócio. Além disso, os funcionários estão mais preocupados no controle da produção e não em tarefas repetitivas, incentivando a capacitação dos mesmos.
Otimize o processo produtivo da sua indústria com o Maestro, um software extremamente leve que se conecta aos equipamentos da sua planta produtiva e interpreta as informações do maquinário, tomando pequenas decisões que otimizam o processo produtivo do negócio, configurando para atingir as metas da sua empresa. Agende ainda hoje uma apresentação!
Referências:
Arevalo, F. S. Tópicos especiais de Engenharia Civil: Automação industrial e o aumento da produtividade, vantagem competitiva e redução de custos. Cap. 5, V. 1, Pág. 52-62 Disponível em: <https://web.archive.org/web/20221020024622id_/https://poisson.com.br/livros/individuais/Topicos_Engenharia_Civil/volume1/Topicos-especiais_de_Engenharia_Civil_Vol1.pdf#page=52>. Acesso: em 16 abr. 2023.
Pinto. J.R.C. Nunes, F.L.; Viero, C.F. Avaliação dos ganhos de produtividade e redução de custos gerados pela automação de processo em uma empresa calçadista: um estudo de caso. Espacios. V. 36, n. 16, 2015. Pág. 6. Disponível em:<http://ww.revistaespacios.com/a15v36n16/15361606.html>. Acesso em: 16 Abr. 2023.