Indústria 4.0

A urgência da Indústria 4.0 na produção de cimento no Brasil

Considerada por muitos a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 se baseia em um conceito de indústria inteligente e integrada a sistemas virtuais. Conforme reportado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a adoção do modelo 4.0 é considerado urgente para a competitividade de 14 dos 24 setores da indústria brasileira, incluindo o setor de minerais não metálicos, como a indústria cimenteira. Ou seja, a adoção da Indústria 4.0 na produção de cimento se faz cada vez mais importante.

Nesses 14 setores, a produtividade é inferior à média internacional e inserção no comércio exterior é baixa, segundo a Confederação. Dessa forma, o setor de minerais não metálicos se encontra numa posição considerada urgente pela CNI: é um dos setores que possui na indústria 4.0 a oportunidade de recuperar sua competitividade rapidamente e, por outro lado, é um dos setores que mais tem a perder caso a migração para o novo modelo seja lenta.

As tecnologias habilitadoras

O modelo de Indústria 4.0 se baseia em diversas tecnologias habilitadoras, que integram sistemas físicos e virtuais: Big Data, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Robótica Avançada, Inteligência Artificial, dentre outros. 

Muitas dessas tecnologias, como a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem, já fazem parte do nosso dia a dia, graças a celulares, computadores e smart TVs. Apesar disso, o grande desafio não é simplesmente aplicar essas tecnologias, e sim integrá-las na indústria de forma que exista real aumento na produtividade e competitividade do seu produto no mercado. Para isso, é necessário ter em mente os pilares que movem a quarta revolução industrial.

Homem em ambiente de escritório segurando tablete com software para controle da produção industrial. De frende janela de vidro com vista para a fábrica.
Homem em ambiente de escritório segurando tablete com software para controle da produção industrial. De frende janela de vidro com vista para a fábrica.

Os 4 Pilares da Indústria 4.0 

Conforme publicado pela Forbes, a Indústria 4.0 apresenta 4 pilares: a interoperabilidade, a tomada de decisão descentralizada, a transparência da informação e a assistência técnica. Mas o que significa cada um desses pilares?

A interoperabilidade é basicamente a comunicação entre diversas máquinas, aparelhos, sensores e pessoas. Sistemas integrados são um grande passo que, com a aplicação das tecnologias corretas, podem melhorar o tempo de reação a problemas.

Assim como a transparência da informação: ao criar uma cópia virtual do mundo real por meio de sensores, é possível que os simples dados que estão sendo coletados passem a fazer parte de um contexto entendível.

A tomada de decisão descentralizada trata da autonomia dos sistemas cyber-físicos (assim são chamados os sistemas que integram o mundo real e virtual) em tomar decisões simples, facilitando o trabalho do operador.

A assistência técnica por sua vez entra quando o sistema não tem como função tomar essas decisões, mas funciona como um facilitador: esses sistemas podem oferecer suporte ao ser humano na tomada de decisão e resolução de problemas, além de, em alguns casos, oferecer assistência em tarefas difíceis ou perigosas demais a humanos. 

Mulher em ambiente industrial vestida com equipamentos de proteção industrial com computador na mão, a imagem apresenta uma teia tecnológica saindo do computador mostrando o controle da planta industrial.
Mulher em ambiente industrial vestida com equipamentos de proteção industrial com computador na mão, a imagem apresenta uma teia tecnológica saindo do computador mostrando o controle da planta industrial.

A Indústria 4.0 na produção de cimento

De acordo com o relatório da CNI, os esforços das indústrias de processo contínuo, como a indústria cimenteira, os impactos do modelo 4.0 serão no processo produtivo e na integração digital da cadeia, entre clientes e fornecedores. Ou seja, além de produtos mais tecnológicos, deve ser visada a incorporação de tecnologias habilitadoras na linha de produção.

“Cada empresa terá necessidades e objetivos diferentes com a adoção de novas tecnologias. Por isso, as soluções muito provavelmente, serão customizadas”, avaliou o gerente-executivo da CNI, João Emilio Gonçalves. Isso mostra que soluções personalizadas e adaptáveis aos objetivos até mesmo de cada setor dentro uma mesma indústria se fazem necessárias.

Se você quiser saber mais sobre como tornar a indústria que você trabalha em um modelo 4.0 otimizando o processo produtivo clique no link abaixo ou entre em contato conosco!

http://sh-pro96.teste.website/~optim746/maestro/
http://sh-pro96.teste.website/~optim746/treinamento/

Precisa de ajuda?

Para otimizar o seu processo produtivo e aumentar a sua produção, ligue:

(31) 4042-2120

Data center operations professional talking on the phone while monitoring network stability through computer

Técnicas de Otimização e Controle Avançado

O objetivo do curso é apresentar de modo prático e objetivo, noções de otimização e controle avançado de processos produtivos industriais. O curso mostra as principais técnicas usadas atualmente em aplicações práticas nas plantas industriais.

Precisa reduzir os custos e aumentar a produção da sua indústria?

Se a sua indústria precisa otimizar seus processos produtivos, a Optimus tem a solução.