Maestro,software,tecnologias,indústria,indústrias

A solução para otimizar sua planta industrial

O mercado brasileiro enfrenta grandes desafios quanto à modernização industrial, mas é indispensável compreender que as tecnologias habilitadoras são de extrema importância para reverter o cenário atual.

A falta de automatização e a perpetuação de estratégias de controle defasadas em relação às necessidades atuais leva a grandes problemas, como à instabilidade na planta, alta variabilidade dos produtos, prejuízos, desperdícios de recursos e resultados insatisfatórios.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 1,6% das 700 mil indústrias espalhadas pelo território nacional são adeptas à Indústria 4.0, ou seja, ao controle da planta através de inteligência artificial.

Esse fator pode até ser preocupante em um nível nacional, mas abre espaço para que as fábricas inteligentes se destaquem no mercado. 

Porém, é bom ter em mente que não é qualquer tipo de software que funciona de maneira eficiente.

É necessário atentar-se aos detalhes que realmente fazem a diferença para o processo produtivo. Até porque não adianta que a empresa somente incorpore tecnologias de controle, sem que a equipe esteja preparada ou obtenha o conhecimento prático para seu pleno funcionamento.

É por isso que nesse artigo falaremos sobre o Maestro, um sistema de controle avançado desenvolvido pela Optimus Engenharia, que promete otimizar o processo industrial de sua fábrica de uma maneira verdadeiramente efetiva.

Continue lendo para entender melhor sobre essa solução!

O que é o Maestro?

O Maestro é um sistema robusto e leve concebido para aplicações de controle avançado de processos que promove a otimização das operações industriais, solucionando a ineficiência dos controladores causada pela interdependência das variáveis do processo. 

Tal software se conecta aos equipamentos da planta produtiva do cliente e interpreta as informações do maquinário, gerando pequenas decisões a fim de otimizar o processo produtivo do negócio, sendo parametrizável para atingir as metas da empresa. ​

Homem em ambiente industrial controlando o processo através de software
Sua indústria verdadeiramente otimizada.

Quais benefícios ele traz?

Agora que você já sabe o que é o Maestro, vamos entender o que de vantajoso ele traz para sua indústria.

O Maestro promete uma série de benefícios como resultado de seu uso. São eles: 

  • Redução do custo energético de até 30%
  • ROI em até 3 meses
  • Redução da variabilidade do produto em até 50%
  • Aumento da produção em até 5%
  • Redução significativa nos distúrbios do processo
  • Redução de perdas e melhor controle dos efluentes.

Além disso, o software pode estar vinculado desde a um pequeno equipamento, como a todo o processo produtivo industrial, já que ele utiliza dos padrões internacionais para se conectar em todos os equipamentos da sua empresa.

Tudo isso irá otimizar o tempo de trabalho dos operadores para que possam estar livres para efetuar tarefas mais nobres, sem precisar ficar apagando os “incêndios” do dia-a-dia.

Homem em ambiente industrial vestido com equipamentos de proteção e controlando a planta industrial pelo software no tablet.
Seus operadores com mais tempo para tarefas mais nobres.

Onde o Maestro se aplica?

O Maestro pode ser utilizado tanto para processos simples, nos quais os controles regulatórios se demonstram ineficientes, tanto nos mais complexos circuitos, nos quais a interdependência das variáveis do processo torna o seu controle desafiador.

Visão de uma indústria.
Uma indústria com processo produtivo otimizado.

Como desenvolvemos o projeto?

A Optimus não realiza a instalação do Maestro sem antes examinar criteriosamente as necessidades da empresa e sem que a equipe não seja treinada para usufruir dos benefícios do produto.

Por isso, vamos apresentar aqui as etapas de desenvolvimento do projeto que será implementado de forma que mais beneficie seu modelo de indústria.

  1. Identificamos as deficiências e as áreas da indústria que precisam de uma melhoria.
  2. Definimos o escopo de maneira conjunta ao cliente definindo as expectativas de resultados.
  3. Determinamos uma estratégia de controle.
  4. Instalamos o sistema de controle.
  5. Comparamos os resultados obtidos com os esperados.
  6. Fazemos os ajustes para refinamento do processo.
  7. Assim que o sistema estiver funcionando plenamente, acontecem os treinamentos para melhoria contínua.

Dois homens em ambiente industrial, um explica para o outro sobre algum equipamento.
Implementação, assistência e treinamento.

Por que o Maestro e não outro sistema de controle?

Existem muitos motivos que comprovam que o Maestro é a melhor opção no mercado. 

Confira aqui as 5 principais: 

  1. Funcionalidade 

Enquanto outros tipos de softwares são, em sua maioria, focados em uma só técnica, o Maestro inclui diversas técnicas consagradas para simulação, controle e otimização de processo.

O processo produtivo não precisa se adaptar ao software, já que esse se adapta ao processo.

  1. Facilidade de uso

O Maestro apresenta uma configuração em diagramas de blocos, essa configuração permite uma rápida implantação de estratégias de controle.

O que nem sempre acontece com outros tipos de software que exigem, muitas vezes, o desenvolvimento de lógicas muito específicas para seu uso.

Esse fator descomplica muito o processo de instalação e de adaptação. 

  1. Confiabilidade

Ao passo que o Maestro possui uma alta disponibilidade, pois é executado como “serviço” (semelhante a DCS), que permite a execução de malhas rápidas, outros sistemas disponíveis no mercado costumam ser executados de forma interativa e tem sua capacidade limitada.

  1. Robustez

Muitos dos dispositivos de controle no mercado compreendem os cálculos e interfaces gráficas no mesmo módulo de execução, o que causa uma maior probabilidade de falhas e, ou, travamentos.

Já o Maestro realiza a execução de cálculos independente de interfaces gráficas e módulos interativos. Promovendo a redução das falhas e travamentos.

  1. Modularidade

Outra característica comum em softwares concorrentes é o fato de que eles realizam todas as estratégias em somente um módulo de execução. O que não favorece o controle eficiente.

O Maestro, por sua vez, permite a execução de módulos de controle independentemente e simultaneamente, favorecendo o projeto de estratégias de controle.

Vale a pena o investimento?

Se o que você procura é otimizar o tempo dos operadores, se livrar das dores de cabeça do dia-a-dia atreladas a uma produção insatisfatória e investir em um sistema que vai te possibilitar o alcance de metas, a previsibilidade da planta, um menor desperdício e a economia do seu dinheiro (e tudo isso de maneira rápida e descomplicada) então essa solução é perfeita para você!

Homem com equipamento de proteção sorrindo e segurado tablet.
O Maestro é o que você procura!

Como entro em contato?

Caso você queira  saber mais sobre essa solução entre em contato conosco clique aqui.

Precisa de ajuda?

Para otimizar o seu processo produtivo e aumentar a sua produção, ligue:

(31) 4042-2120

Data center operations professional talking on the phone while monitoring network stability through computer

Técnicas de Otimização e Controle Avançado

O objetivo do curso é apresentar de modo prático e objetivo, noções de otimização e controle avançado de processos produtivos industriais. O curso mostra as principais técnicas usadas atualmente em aplicações práticas nas plantas industriais.

Precisa reduzir os custos e aumentar a produção da sua indústria?

Se a sua indústria precisa otimizar seus processos produtivos, a Optimus tem a solução.