manutenção preventiva e corretiva

Manutenção preventiva e corretiva na automação industrial

Venha aprender um pouco mais sobre manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de automação industrial e tire todas as suas dúvidas com este artigo que preparamos especialmente para você. Então acompanhe atentamente os detalhes. Optimus

O que é a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de automação industrial?

Antes de mais nada é importante conceituar o que é esse sistema de manutenção preventiva e corretiva dentro da automação industrial, bem como a sua importância.

Estes são os 2 tipos mais comuns dentro da indústria a manutenção corretiva e a manutenção preventiva e elas podem ser encontradas nas grandes empresas. Porém ainda existe um terceiro tipo chamado de preditiva, mas entraremos em detalhes sobre ela rapidamente.

A diferença básica entre esses tipos de manutenção está no objetivo delas. Enquanto na manutenção preventiva existe uma atuação que evita adversidades, na manutenção corretiva a sempre a reparação de algum dano já existente.

É imprescindível que as duas estejam juntas para que os equipamentos tenham a sua melhor performance além de garantir a segurança de quem o manuseia.

No caso da manutenção preditiva, embora seja menos falada no mercado, mas não menos importante, ela é totalmente voltada a análises periódicas de componentes. E qual estas análises é possível antecipar problemas e a necessidade de se fazer uma correção.

A vantagem da manutenção preditiva juntamente com a manutenção preventiva e corretiva é diminuir os gastos com a manutenção das máquinas no setor de automação industrial.

Manutenção preventiva

O objetivo central da manutenção preventiva é prevenir os equipamentos por meio de revisões, controles e monitoramento, das falhas que podem ocorrer durante o processo.

É importante lembrar que a manutenção preventiva é feita periodicamente por uma equipe especializada, que tem como a missão minimizar os defeitos dos maquinários, diminuindo os gastos.

Também é importante para a manutenção preventiva existir um planejamento de revisão, voltado a vida útil dos aparelhos e dos sistemas utilizados na automação industrial.

E como dissemos o grande benefício da manutenção preventiva é diminuir a exposição das máquinas aos desgastes e possíveis problemas externos e por esta razão ela deve ocorrer periodicamente mesmo que o maquinário não tenha defeito. Daí o seu nome preventiva.

Manutenção corretiva

a manutenção corretiva ao contrário da manutenção preventiva ela já acontece quando o maquinário oferece risco, ou seja, apresenta defeitos que precisam ser corrigidos.

Diferente do tipo de manutenção citado anteriormente, ela não precisa de um planejamento, justamente por ser acionada no momento em que a máquina precisa de uma correção. 

Uma questão envolvendo a manutenção corretiva é que ela gera sempre um gasto maior para a empresa, por isso é mais comum de se investir na manutenção preventiva.

E para evitar que isto ocorra, não apenas a manutenção preventiva deve ser um investimento alto da empresa, mas também a preditiva, que atua periciando o sistema, além de analisar as alterações de padrão dos equipamentos.

Isso faz com que esse tipo de manutenção evite um gasto Exagerado da empresa como maquinário, atuando diretamente na preservação dele.

Qual a manutenção mais recomendada: preventiva ou corretiva?

Não existe uma resposta certa para o setor de automação industrial quanto a manutenção mais recomendada, pois cada uma delas tem o seu grau de importância.

E não tem como falar da manutenção preventiva ou corretiva sem falar da manutenção preditiva que tem igual importância neste setor.

Então a resposta que podemos te dar basicamente é que o recomendado mesmo é ter um bom planejamento para a manutenção de todas as operações. 

Não se esquecendo de levar em consideração pontos importantes como a indicação de cada fabricante.

O que fazer para que a manutenção preventiva e corretiva seja eficiente?

Para garantir a eficiência tanto da manutenção preventiva quanto da manutenção corretiva é primordial que se conte com a tecnologia necessária para essa ação. 

Investindo não somente nas revisões periódicas e fiscalização das máquinas, mas também avaliando o desempenho delas e se certificando de intervir na hora certa evitando as falhas.

Outra questão para garantir a eficiência é sempre manter um planejamento da manutenção em dia, contando com as operações preventivas de tempos em tempos, levando sempre em consideração aquilo que é indicado pelo fabricante da máquina.

Não se esquecendo também de analisar a limpeza correta, a lubrificação do maquinário, calibração e ventilação, bem como outras coisas a serem observadas de igual importância.

Quando se deve utilizar a manutenção preventiva e corretiva?

De acordo com tudo que falamos aqui é necessário você saber quando aplicar a manutenção preventiva e quando aplicar a manutenção corretiva.

A manutenção preventiva é algo que deve ser feito não esporadicamente, mas com certa regularidade para verificar falhas com antecedência, evitando que o maquinário fique parado.

Mas para essa manutenção preventiva acontecer da forma correta, e de Extrema necessidade de fazer o planejamento levando em consideração tudo o que falamos no tópico anterior, especialmente as indicações de cada fabricante.

Já para a manutenção corretiva ela deve acontecer sempre que o seu maquinário apresentar algum defeito, não espere que a máquina fique parada ou tenha problemas maiores colocando em risco o restante do maquinário.

Esse tipo de manutenção é específico para correção de defeitos, e por esta razão ele não precisa de um planejamento, porém traz um custo alto para a empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe sobre o que se trata cada um desses tipos de manutenção, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com mais pessoas e de nos seguir para mais temas interessantes como este. Não se esqueça de acessar nosso blog AQUI.

Precisa de ajuda?

Para otimizar o seu processo produtivo e aumentar a sua produção, ligue:

(31) 4042-2120

Data center operations professional talking on the phone while monitoring network stability through computer

Técnicas de Otimização e Controle Avançado

O objetivo do curso é apresentar de modo prático e objetivo, noções de otimização e controle avançado de processos produtivos industriais. O curso mostra as principais técnicas usadas atualmente em aplicações práticas nas plantas industriais.

Precisa reduzir os custos e aumentar a produção da sua indústria?

Se a sua indústria precisa otimizar seus processos produtivos, a Optimus tem a solução.